domingo, 2 de janeiro de 2022

Preciso tocar um instrumento harmônico para improvisar?

 Talvez você já tenha esbarrado com alguma foto de um grande músico de jazz (saxofonista, clarinetista, trombonista, trompetista e etc) sentado em frente ao piano. Alguns deles estudavam piano para ter uma noção melhor dos estudos de harmonia. Mas será que isso é necessário para aprender a improvisar? 

Se isso fosse altamente necessário, eu confesso que não saberia improvisar. Meu domínio sobre o piano (ou sobre o violão) é muito pequeno de modo que eu uso o instrumento basicamente como uma base para afinar meu saxofone.

Nesse vídeo do meu canal eu falo um pouco sobre esse tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elias Coutinho – Garota de Ipanema ( Tom Jobim)

Como prometi, agora colocarei a análise da música, e também para melhorar o entendimento, tirei o meu improviso, o 1ª chorus até o “B” e o...