domingo, 2 de janeiro de 2022

Como tocar de cór?

 Decorar músicas pode ser um desafio para algumas pessoas. Eu mesmo já tive problemas com isso e houve uma época em que eu andava com uma pasta que continha todas as partituras do meu repertório. Eu inclusive pensava que sabia tocar de cór todas as músicas daquela pasta, até que um dia a esqueci em e me dei conta de que não conhecia, de fato, nenhuma daquelas músicas.

Depois desse dia, eu descobri que precisava decorar aquelas músicas com urgência e passei a estudar focado nisso.

Hoje em dia eu não tenho mais dificuldades para decorar músicas porquê pratiquei bastante isso mas entendo quando alguns alunos se queixam de não conseguirem fazer isso tão facilmente. 

O fato é que, embora algumas pessoas pensem que não, a memória precisa ser treinada assim como todas as outras partes do estudo da música. Se você se acostuma a sempre ter a partitura por perto e não precisa decorar aquela música, seu cérebro tem grandes chances de interpretar aquela informação como algo que não é essencial e, por isso, não dará prioridade à atividade de decorar. Mas, se você estuda focado nisso, sai da zona de conforto do cérebro e procurar decorar, você tem grandes chances de começar a decorar as músicas cada vez mais facilmente.

Nesse vídeo do meu canal, eu dou algumas dicas pra facilitar esse processo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elias Coutinho – Garota de Ipanema ( Tom Jobim)

Como prometi, agora colocarei a análise da música, e também para melhorar o entendimento, tirei o meu improviso, o 1ª chorus até o “B” e o...