domingo, 2 de janeiro de 2022

Instrumento Iniciante x Profissional

Em meio a tantas marcas e modelos disponíveis no mercado, é comum que o músico se pergunte a respeito de qual instrumento comprar pra estudar tudo o que precisa.

Afinal de contas, preciso realmente comprar o instrumento mais caro pra começar os meus estudos?

Não sei dizer como isso se dá em relação aos outros tipos de instrumento. Mas em falando de instrumentos de sopro, a resposta é: NÃO!

Obviamente também não digo que o instrumento a se comprar pra um músico iniciante deve ser sempre o mais barato possível. O importante, sim, é usar um instrumento compatível com o nível em que o músico se encontre.

Explicando, instrumentos profissionais são muito caros e isso se dá porquê neles são empregadas técnicas de fabricação que permitem que o instrumento tenha certas características timbrísticas que serão muito bem utilizadas por músicos mais experientes. Visando esse público, o fabricante não se preocupa, por exemplo, com a afinação do instrumento porque sabe que o músico que compra este instrumento, muito provavelmente, não tem problemas para tocar de maneira afinada.

Por outro lado, os instrumentos de linhas iniciantes são desenvolvidos para um público que pode ter dificuldades de emissão de som, projeção, afinação e outros problemas. Dessa forma, esses instrumentos possuem em sua composição materiais que proporcionam uma certa facilidade para o músico iniciante e que podem lhe ajudar muito a avançar em seus estudos. Nessa mesma linha de fabricação, os materiais usados podem ser menos criteriosos em relação às possibilidades timbrísticas porquê o músico iniciante tem outras “prioridades técnicas”” a resolver antes de se preocupar propriamente com variações timbrísticas.

Nesse vídeo do meu canal eu explico um pouco mais sobre como penso a respeito dessa escolha de instrumentos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elias Coutinho – Garota de Ipanema ( Tom Jobim)

Como prometi, agora colocarei a análise da música, e também para melhorar o entendimento, tirei o meu improviso, o 1ª chorus até o “B” e o...