domingo, 2 de janeiro de 2022

John Coltrane

 No último dia 17, a morte de John Coltrane completou 52 anos. O músico que, se vivo, estaria hoje com 92 anos, é considerado por muitos como o maior saxofone tenor do jazz e foi responsável por levar estilo para um outro nível. Sua música influenciou fortemente o rock e também a música erudita.

Entre as muitas gravações integrando o quinteto (por vezes sexteto) de Miles Davis, se destacam as do álbum Kind of Blue onde tocou ao junto com Bill Evans, Cannonball Adderley, Jimmy Cobb, Wynton Kelly e Paul Chambers.

Nos seus álbuns, demonstrou imensa criatividade e sensibilidade. Dentre suas composições, a mais tocada, sem dúvidas, é Giant Steps. O tema dá nome ao álbum que foi lançado em 1960 e que foi considerado o “adeus” de Coltrane ao bebop. Depois desse álbum, ele enveredou pelo jazz modal de onde evoluiu posteriormente para o free jazz.

Para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra deste ícone da música mundial, recomendo o documentário Chasing Trane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elias Coutinho – Garota de Ipanema ( Tom Jobim)

Como prometi, agora colocarei a análise da música, e também para melhorar o entendimento, tirei o meu improviso, o 1ª chorus até o “B” e o...